DIA DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA

Honrando o legado da aviação brasileira

Ministério teve um papel crucial no avanço da indústria aeroespacial brasileira, promovendo a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de aeronaves de ponta
Publicada em: 20/01/2024 08:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas
Edição: Agência Força Aérea

O Dia do Ministério da Aeronáutica é comemorado em 20 de janeiro. Essa data celebra os 83 anos de criação do Ministério da Aeronáutica no Brasil, que ocorreu em 20 de janeiro de 1941, por meio do Decreto-Lei N° 2.961, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A instituição foi responsável por coordenar as atividades relacionadas à aviação militar e civil no país.

Naquele ano de 1941, foram criadas a Escola de Aeronáutica e a Escola de Especialistas de Aeronáutica, a partir da Escola de Aviação Militar e da Escola de Aviação Naval, até então pertencentes ao Exército Brasileiro e à Marinha do Brasil.

Em 22 de maio de 1941, o primeiro Ministro Joaquim Pedro Salgado Filho dividiu o território nacional em Zonas Aéreas, criando em seguida a Força Aérea Brasileira (FAB). Um ano depois, em 22 de maio de 1942, a FAB teve o seu batismo de fogo durante a Segunda Guerra Mundial. Um avião B-25 da FAB bombardeou o submarino Barbarigo, da marinha italiana, após o navio mercante brasileiro Comandante Lyra ser atacado em águas territoriais brasileiras pelo submarino italiano. Em 18 de dezembro de 1943, foi criado o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa), unidade de combate enviada para a Itália.

Ao longo de sua existência, o Ministério da Aeronáutica teve um papel crucial no avanço da indústria aeroespacial brasileira, promovendo a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de aeronaves de ponta. A pasta foi responsável por impulsionar a inovação tecnológica e o progresso na área da aviação. Além disso, garantiu a defesa do espaço aéreo brasileiro e participou de operações militares nacionais e internacionais.

Em 1999, o Ministério da Aeronáutica foi extinto e suas atribuições foram transferidas para o Comando da Aeronáutica. Desde então, a FAB é uma das Forças Armadas subordinadas ao Ministério da Defesa.

Fotos: Arquivo FAB